Podem beneficiar desta medida todos os clientes bancários (empresas e particulares) que tenham créditos em situação regular ou tenham crédito em mora até ao mês de Março de 2020 e que, devido à vigência do estado de emergência, apresentem dificuldades em cumprir o pagamento das suas prestações de crédito, esclarece o BNA.

"Para o efeito, os interessados que tenham operações de crédito em situação regular, que se encontrem em período de reembolso, ou tenham iniciado esse período em Março de 2020, devem dirigir um pedido em formato físico ou digital, às instituições financeiras, com regularização à posteriori da respectiva adenda contratual", lê-se no instrutivo do banco central.

A concessão da moratória não acarretará quaisquer encargos ou comissões ao custo das obrigações inicialmente assumidas, nem deve provocar qualquer agravamento às prestações futuras, avança ainda o BNA.

A pandemia de Covid-19 afecta já 50 dos 55 países e territórios africanos com mais de 7.000 infecções e 280 mortes, depois de o Maláui ter anunciado os primeiros três casos da doença, avança a Lusa, que cita o boletim desta sexta-feira do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

Desde o início da pandemia foram notificadas 284 mortes e 7.028 casos no continente africano, segundo o África CDC, que registou também mais de 560 doentes recuperados após a infecção.

No total, 50 dos 55 países e territórios membros da União Africana apresentam agora casos comprovados da doença.

O norte de África mantém-se como a região mais afectada com 3.030 casos, 200 mortes e 314 doentes recuperados.

Na África Austral são 1.558 os casos registados da doença, que já provocou 10 mortes, tendo 48 doentes recuperado da infecção.

Na África Ocidental há registo de 1.303 infeções, 37 mortes e 164 doentes recuperados.

Até ao momento, não foram anunciados quaisquer casos em São Tomé e Príncipe, Sudão do Sul, Comores, República Sarauí e Lesoto.

Assim, São Tomé e Príncipe é o único país lusófono sem qualquer caso confirmado.

Angola regista oito casos de infecção, dos quais resultaram duas mortes, Moçambique 10 casos e a Guiné-Bissau nove.

Cabo Verde totaliza seis casos de infecção desde o início da pandemia, entre os quais um morto.

Na Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, estão confirmados 15 casos positivos de infecção pelo novo coronavírus.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 51 mil.

Dos casos de infecção, cerca de 190.000 são considerados curados.