Este declínio ocorre depois de a aliança da OPEP (Organização de Países Exportadores de Petróleo) com 10 produtores de petróleo aliados (OPEP+), ter acordado no domingo aumentar gradualmente a produção de petróleo em dois milhões de barris por dia a partir e Agosto e até ao final do ano.

O preço de um barril de West Texas Intermediate (WTI) também aumentou a queda e neste momento perdeu 2,68% para 69,64 dólares.

O flutuou hoje entre 73,33 dólares e 71,45 dólares, enquanto o barril de WTI, de referência nos EUA, variou entre 71,39 dólares e 69,33 dólares.

A OPEP e os 10 aliados, liderados pela Rússia, concordaram no domingo em aumentar a produção conjunta por fases ao longo dos próximos cinco meses, para atingir mais dois milhões de barris por dia em Dezembro.

Desta forma, a aliança OPEP+ reduz para cerca de 3,8 milhões de barris por dia o corte acordado em Abril de 2020 - na altura de 9,7 milhões de barris por dia - como resposta à crise do coronavírus e ao colapso da procura global de petróleo bruto.

Num comunicado, o secretariado da OPEP explicou então que o aumento da produção começará em Agosto próximo, com mais 400.000 barris por dia por mês até Dezembro.

A OPEP+ tinha retirado de circulação mais de 5 milhões de barris por dia (mbpd) como forma de equilibrar os mercados face ao impacto da crise pandémica no encolhimento do consumo a partir de Março de 2020.