Os preços dos produtos que integram a cesta básica que registavam, até agora, alguma baixa, nos últimos dias estagnaram e tendem a subir com o aproximar da quadra festiva, já que se observa alguma azáfama na procura de bens diversos, apurou o Novo Jornal, junto dos principais mercados de Luanda.

Da ronda efectuada pela reportagem deste semanário, constatou-se que os bens alimentares são os que menos sofrem quedas nos custos, especialmente o arroz, a farinha de milho, o leite, o feijão, a massa e o açúcar.

A título elucidativo, no armazém da Angoalissar, situado junto à Pró-Café, o saco de arroz de 25 quilos é vendido a 12.500 Kz, a lata de leite em pó (Bela) 9.000 Kz, o pacote de cinco quilogramas de feijão 6.400 Kz. Em contrapartida, em finais de Setembro, no mesmo espaço comercial, o saco de 25 quilos de arroz era vendido nesta superfície comercial a 16.500 Kz. A lata de leite de dois quilogramas custava 14.000 Kz, enquanto a caixa de óleo vegetal comportando 12 litros estava à venda por 14.300 kwanzas, ao passo que a caixa de frango de 10 quilos custava 10.900 Kz.

Esta baixa relativa deve-se ao facto de, em finais de Outubro, o Executivo ter suspendido temporariamente, por Decreto, as taxas de importação de bens essenciais de consumo alimentares e não alimentares, com realce para o arroz, a carne de porco e de vaca, da coxa de frango, o milho em grão, leite em pó e o óleo alimentar.

Actualmente, no mercado dos Congoleses, na loja de venda a grosso e retalho Maengu Comercial, o saco de 25 quilogramas de arroz é vendido a 12.500 kwanzas, ao passo que idêntica quantidade de açúcar custa 11.500 Kz. A caixa de óleo vegetal está a ser comercializada ao preço de 14.500 kwanzas, enquanto a massa alimentar está fixada em 4.700 Kz.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)