A notícia é avançada pela agência de notícias estatal russa TASS, que acrescenta que Snowden recebeu, esta sexta-feira, um passaporte russo. Segundo o advogado de Snowden, Anatoly Kucherena, o juramento de cidadania russa decorreu também esta sexta-feira.

"Sim, ele recebeu um passaporte e fez o juramento", indicou Kucherena à TASS, acrescentando que a mulher de Snowden, a acrobata Lindsay Mills, também se está a candidatar à cidadania russa.

"O mais importante é que, de acordo com a Constituição russa, (Snowden) não pode vir a ser extraditado para outro país", sublinhou Kuchenera.

No final de Setembro, o presidente russo, Vladimir Putin, concedeu a cidadania russa a Snowden, cerca de dois anos após a solicitação do ex-analista.

O antigo analista dos serviços de informações e de vigilância norte-americanos fugiu dos Estados Unidos em 2013 depois de ter revelado informações sobre programas de espionagem e vigilância de Washington.

Snowden é procurado pela justiça norte-americana desde 2013 que o acusa de violar a lei de espionagem dos Estados Unidos tendo casado na Rússia com Lindsay Mills, em 2017.