E na abertura do seu discurso ao país, Joe Biden não deixou de assinalar esse facto: "Obrigado a todos. Senhora líder do Congresso, senhora vice-presidente, deste pódio, nenhum outro Presidente disse antes estas palavras - e já não era sem tempo", declarou.

Joe Biden, que pediu urgência na aprovação de uma reforma policial, anunciou um prometido novo plano económico, que prevê um reforço substancial na educação, na saúde e na ajuda às famílias norte-americanas. Serão seis biliões de dólares para investir naquilo a que Joe Biden chama "infraestrutura humana".

"Há gente boa em Wall Street, mas não foi Wall Street que construiu este país, foi a classe média que construiu este país e foram os sindicatos que construíram a classe média", defendeu o Presidente norte-americano.

Biden afirmou que o país vai crescer este ano ao maior ritmo em quatro décadas e prometeu mais emprego. Serão 2,3 biliões para tal, a serem suportados por um imposto sobre os 1% de pessoas que possuem as maiores fortunas, e também por uma reformulação do sistema fiscal, para evitar que as grandes empresas possam fugir aos impostos.

"A América está outra vez a avançar", disse Joe Biden. "Não podemos parar agora", declarou.