Uma das bandeiras de Angola como contributo para a redução das suas emissões de gases de efeito estufa é a alteração da sua matriz energética, investindo mais nas energias renováveis, com destaque para a energia hídrica e fotovoltaica. Outra estratégia proposta é o investimento na reflorestação. Se a primeira está a ser implementada, a segunda parece ser apenas garganta, pois não só não se está a investir convenientemente na reflorestação como se está a assistir a uma desflorestação assustadora um pouco por todo o País.

Uma notícia recente da nossa agência de notícias indica que o projecto da barragem de Caculo Cabaça está em boa execução. Apesar dos atrasos de quase dois anos, parece estarem criadas as condições para que possa começar a gerar energia em 2026. O facto curioso da notícia é o articulista dizer que esse projecto é conhecido como o Projecto das Três Gargantas.

Não se percebe se foi uma pura distracção do jornalista, vontade assanhada e independente de florear o projecto ou problema de tradução de mandarim para português uma vez que na China, no rio Yangtze, existe, sim, a barragem das três gargantas.

Vamos esperar que as três gargantas inventadas na notícia sejam um prenúncio de que os prazos e as promessas serão cumpridos, tanto as pequenas como as de maior dimensão. Que as três gargantas sejam para ajudar a comunicar melhor! E que o conceito de "danos e perdas" seja analisado por quem governa para perceber que os erros da governação afectam principalmente os mais vulneráveis!