Por exemplo, o presidente da CASA-CE, Manuel Fernandes, disse hoje que das 21 mil assinaturas apresentadas no Tribunal Constitucional para a candidatura da coligação, tendo em vista as eleições gerais de 24 de Agosto, mais de 17 mil foram validadas.

"No que respeita aos apoiantes, o Tribunal Constitucional informou numa nota que tudo estava bem. A nossa candidatura de cerca de mais de 21 mil assinaturas, foram validadas mais de 17 mil assinaturas de apoiantes", disse ao Novo Jornal o presidente da coligação, Manuel Fernandes.

Questionado sobre a notificação da CASA-CE pelo TC para rever algumas falhas detectadas na lista das candidaturas, reconheceu que "há situações em que cidadãos não remeterem a cópia do registo criminal, outros ainda remeteram declaração de aceitação não reconhecida em notário", referiu Manuel Fernandes.

Segundo Manuel Fernandes, houve três províncias (Cunene, Zaire e Namibe) que não anexaram os registos criminais originais, porque tinham recebido em última instância as orientações e a situação está agora resolvida.

O secretário para os Assuntos Eleitorais da UNITA, Faustino Mombica, garantiu que o principal partido da oposição já resolveu todas as inquietações apresentadas pelo TC a respeito das candidaturas.

Refira-se que o TC começou a notificar os mandatários das listas para suprirem as falhas nas listas das candidaturas.

As listas de candidatos dos sete partidos políticos e uma coligação concorrentes às eleições gerais de Angola encontram-se afixadas à porta do Tribunal Constitucional e disponíveis na página da Internet da instituição.

O processo de submissão de candidaturas ao Tribunal Constitucional teve início no dia 06 deste mês, tendo o MPLA sido a primeira formação política a submeter a sua candidatura. O prazo encerrou no sábado passado, com a entrega da candidatura do partido P-NJango.

Os partidos concorrentes às eleições gerais de 24 de Agosto são MPLA, UNITA), PRS ,FNLA, APN, Partido Humanista (PH) e Partido Nacionalista da Justiça em Angola (P-NJango) e Convergência Ampla e Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE).