"Serão 17 projectos independentes nesta província que vai beneficiar da energia limpa, a partir do sol, que será feita por um consórcio de empresas que integra a empresa americana Sun África", anunciou o presidente do MPLA durante um comício na cidade de Menongue, no âmbito da campanha eleitoral.

"Está a chegar a hora de votar no número 08. Fábricas, agricultura, fertilizantes, estradas, água, portos e aeroportos, saúde educação (...) bem-estar social dos angolanos, continuarão a ser a nossa prioridade", prometeu, salientando que o MPLA é o único partido que de forma "honesta e humilde, aberta e sincera" pediu perdão ao povo angolano e às vítimas dos conflitos.

Em caso de vitória no pleito eleitoral de 24 de Agosto, o líder do MPLA anunciou, também, a execução de dois projectos para aumentar, "consideravelmente", a capacidade de oferta de energia às populações e a economia do Cuando Cubango.

Trata-se do projecto que vai ligar a província do Kuando Kubango à rede nacional de energia, a partir da barragem do Gove, na província vizinha do Huambo.

"Vamos aumentar em mais de 400.500 ligações domiciliares de água potável nessa província, com ampliação do actual sistema", anunciou, destacando a construção de uma estrada para ligar as localidades de Mavinga (Kuito Kuanavale, Angola) e Rivungo (Namíbia).

Frisou que o Executivo angolano, ao longo dos últimos cinco anos, fez muitas realizações em prol do desenvolvimento económico e social do País e do povo angolano.

"Será construída de raiz a universidade de Menongue, que vai permitir uma autonomia da província nesse domínio.

Anunciou que as obras de construção e reabilitação de estradas inter-municipais na província do Cuando Cubango vão arrancar nos primeiros dias do mandato 2022 a 2027.

Informou estar em fase de conclusão as obras da ponte sobre o Rio Mpalei, assim como os trabalhos de contenção de cinco ravinas, que punham em perigo a vida da população e criavam outros constrangimentos as infra-estruturas locais.

Estão autorizados a concorrer às eleições gerais de 24 de Agosto os partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO e da coligação CASA-CE.

Do total de 14,399 milhões de eleitores esperados nas urnas, 22.560 são da diáspora, distribuídos por 25 cidades de 12 países de África, Europa e América.

A votação no exterior terá lugar em países como a África do Sul (Pretória, Cidade do Cabo e Joanesburgo), a Namíbia (Windhoek, Oshakati e Rundu) e a República Democrática do Congo (Kinshasa, Lubumbashi e Matadi).

Ainda no continente africano, poderão votar os angolanos residentes no Congo (Brazzaville, Dolisie e Ponta Negra) e na Zâmbia (Lusaka, Mongu, Solwezi).