Nelito Ekuikui, que foi cabeça de lista da UNITA na província nas eleições gerais de 24 de Agosto, onde conseguiu uma vitória folgada e histórica, apresentou a Manuel Homem, entre vários problemas, a situação das mais de três mil famílias desalojadas da Ilha de Luanda, que estão há 11 anos à espera de realojamento no Zango.

Esta é a primeira vez que um governador de Luanda recebe em audiência na sede do governo para auscultação dos problemas da província a direcção provincial da UNITA.

O encontro entre o novo governador e o primeiro secretário UNITA em Luanda, que se esperava demorado, teve apenas duração de 10 minutos.

Manuel Homem não prestou declarações aos jornalistas sobre a recepção de Nelito Ekuikui na sede do GPL, mas o Novo Jornal soube que foi para ouvir as principais preocupações deste partido na capital.

Porém, pouco depois, numa publicação no Twitter, Manuel Homem escreveu sobre este encontro com Ekuikui, onde confirma a discussão com o dirigente da UNITA sobre questões de interesse na província de Luanda.

"Há poucos minutos estive num encontro de cortesia com o Secretário Provincial do Partido UNITA em Luanda, o Deputado Manuel (Nelito) Ekuikui. Abordamos assuntos de interesse da Província", apontou o governador provincial.

Em declarações à imprensa, Nelito Ekuikui disse que das preocupações apresentadas ao governador de Luanda, para além dos problemas das chuvas, deu prioridade à situação das mais de três mil famílias que foram desalojadas da Ilha de Luanda e que estão há 11 anos à espera de realojamento no Zango e a viverem em situação lastimável.

"Falamos um pouco dos problemas das famílias do Zango que vivem há anos em casas de chapa e pedimos ao senhor governador para dialogar e encontrar soluções. Também falamos das chuvas, que matam sempre cidadãos e deixamos algumas sugestões ao governador", disse o político da UNITA.

Segundo Nelito Ekuikui, as eleições passaram e a UNITA esta disponível para auxiliar quem está no GPL para governar de forma a resolver os problemas das pessoas.

O partido do "Galo Negro", com o aproximar da época chuvosa, não quer ver mais cidadãos a morrerem em consequência das chuvas.

Nelito Ekuikui disse, por outro lado, que o governador Manuel Homem mostrou-se bastante aberto para dar solução dos problemas de Luanda, pese embora tenha advertido que nem todos os problemas de Luanda dependem do governador.

De recordar que a UNITA venceu as eleições na província de Luanda com 62,93% dos votos contra os 33,06% do MPLA.