Na sua página no Facebook, o secretário provincial da UNITA em Luanda, Nelito Ekuiki, também confirmou a morte do general Abreu Muengo Ukuatchitembo.

"Descanse em paz, general Kamorteiro. Neste momento de dor e luto, estamos todos de rastos com corações quebrados e lágrimas no rosto ", escreveu Nelito Ekuiki.

Contactado pelo Novo Jornal, Ekukui confirmou que o general "Kamorteiro" faleceu no Hospital Militar, vítima de doença.

Nascido em 1959, na província do Bié, o general Abreu Muengo Ukuatchitembo "Kamorteiro"desempenhou o cargo de responsável máximo do alto comando das Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA), então militares da UNITA. Foi chefe de Estado Maior das FALA e um dos co-signatários dos acordos de paz em Angola, rubricados a 4 de Abril de 2002 entre o Governo e a UNITA, ao lado do general Armando da Cruz Neto, então chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Após a assinatura do Memorando de Entendimento Complementar ao Protocolo de Lusaka, em Luanda, já enquadrado nas Forças Armadas Angolanas, com cargo de chefia, dedicou-se a terminar os seus estudos, tendo efectuado uma licenciatura em História. Fez posteriormente o mestrado em História de Angola no ISCED.