"Fala-se muito hoje do aumento da pensão de mérito dos antigos combatentes. A pensão dos 23 mil Kwanzas tem dado muita polémica. Temos de recadastrar todos para sabermos concretamente quantos são", disse aos jornalistas, na província da Huila, o secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos André.

O governante, que falava durante o acto da abertura do processo de recadastramento e prova de vida dos antigos combatentes, acrescentou que o Governo continua a procurar soluções para ajustar a pensão dos assistidos.

"O Executivo submeteu ao Parlamento uma proposta de actualização do valor de pensão dos actualmente fixada em 23 mil Kwanzas. Valor insignificante para fazer face ao custo de vida", afirmou, anunciando que o processo de recadastramento e prova de vida dos antigos combatentes em todo o País termina no próximo mês de Agosto.

Dados oficiais dão conta que a nível do País estão registados mais de 143 mil antigos combatentes e veteranos da Pátria.

Para além dos ínfimos valores, que têm sido objecto de reclamação, os antigos combatentes têm exigido habitação social condigna, assistência médica e medicamentosa, subvenção de preços dos serviços de água potável, energia elétrica, entre outros.