O relatório aponta no entanto para o forte custo económico da violência no País, com aumentos na ordem dos 85 por cento de 2020 para 2021.

O documento do Instituto de Economia e Paz refere igualmente que o País "mostrou um compromisso maior com o financiamento de missões de manutenção da paz, reduziu os gastos com as Forças Armadas como percentagem Produto Interno Bruto e importou menos armas".

Na África Subsariana o país que mais se destaca é a Zambia, que registou uma melhoria de 3,9 por cento na sua pontuação no Índice Global de Paz, que subiu dez lugares e ocupa agora a 56ª posição.

O Afeganistão é o país menos pacífico do mundo pelo quinto ano consecutivo, seguido pelo Iémen, Síria, Rússia e Sudão do Sul, países que estão entre os dez piores nos últimos três anos.

Já a Islândia e a Nova Zelândia mantêm os dois primeiros lugares, seguidos pela Irlanda, Dinamarca, Áustria e Portugal.

Devido à guerra em curso, entre os cinco países com as maiores deteriorações na paz estão a Rússia e a Ucrânia, juntamente com a República da Guiné, Burkina Faso e Haiti, também cenário de conflitos.

O relatório indica que o mundo já começou a recuperar da pandemia de Covid-19, mas que os efeitos ainda estão a ser sentidos, designadamente nos atrasos e problemas das cadeias de abastecimento, falta de produtos, preços mais elevados da energia e dos produtos alimentares.

O aumento da inflacção, sobretudo na alimentação e combustíveis, "aumentou a insegurança alimentar e a instabilidade política globalmente, mas especialmente em regiões de baixa resiliência, como África Subsaariana, Sul da Ásia e Médio Oriente e Norte de África", lê-se no relatório.

O conflito na Ucrânia só vai agravar ainda mais esses problemas, acelerando a inflacção global, com as sanções ocidentais contribuindo ainda mais para a escassez e aumentos de preços", prevê o Instituto de Economia e Paz.

Segundo o IEP, a paz piorou nos últimos catorze anos e, dos 163 países analisados no Índice, 84 registaram deterioração, enquanto 77 registaram melhorias e dois não registaram alteração.

O Índice Global de Paz faz uma análise sobre as tendências da paz, o valor económico e como desenvolver sociedades pacíficas, usando 23 indicadores qualitativos e quantitativos em três domínios: o nível de segurança e protecção social, a dimensão do Conflito Doméstico e Internacional em Curso, e o grau de militarização.