Um total de 3.822.077 cidadãos não voltou aos postos de vacinação para a toma da segunda dose da vacina contra a Covid-19 e mais de três milhões continuam sem qualquer dose. Os Dados do Registo Digital Individual para a Vacinação contra a Covid-19 (ReDIV) da Direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP), da passada segunda-feira, 16, mostram, entretanto, que mais de oito milhões de pessoas no País têm a dose completa da vacina que protege do vírus sars cov 2.

Os números do ReDIV, consultados pelo Novo Jornal, evidenciaram, também, que 1,584 milhões de pessoas já fizeram a 3.ª dose, também conhecida como "dose de reforço". Quanto às taxas de cobertura com a primeira e segunda doses da inocula, até à referida data, o boletim da Direcção Nacional de Saúde Pública calculava 80,08% para a primeira dose e 44,21% para a segunda dose.

Negligência e falta de tempo apontados como factores

A coordenadora do Programa Alargado de Vacinação em Luanda, Felismina Neto, aponta "negligência" e "falta de tempo" como factores para que os utentes não retornem aos postos para a conclusão das doses e recorda que uma dose da vacina contra a Covid-19 não dá protecção.

Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://leitor.novavaga.co.ao/