Ao contrário do que previa um despacho de Junho de 2021, que estabelecia Janeiro deste ano como o período para a limpeza e o saneamento passarem para a alçada dos municípios, estes serviços continuarão por mais três meses a ser responsabilidade do Governo Provincial de Luanda (GPL). O elenco de Ana Paula Carvalho, apurou o Novo Jornal, deve estender para até Março os vínculos com as operadoras, embora o término devesse ocorrer em Dezembro último.

O esticar dos prazos, de acordo com fontes do NJ, deve-se ao facto de o GPL não ter ainda concluído o processo de criação das condições técnicas para a municipalização dos serviços de limpeza, os quais passariam a ser assegurados pela Comissão Administrativa da Cidade de Luanda e pelas administrações municipais a partir do primeiro dia deste ano. O GPL perspectivava que, já no início de 2022, cada município tivesse um orçamento para realizar concurso público para a contratação de uma operadora com vista ao funcionamento do sistema de limpeza pública e a gestão de resíduos sólidos.

"Estão a ser produzidas as peças do concurso público e da transferência de competências para os municípios, por isso, o GPL entendeu fazer uma adenda de mais três meses ao contrato", detalha uma fonte ligada ao processo.

Em Junho do ano passado, através de um despacho, a então governadora de Luanda, Joana Lina, determinou, tendo em atenção a municipalização do sistema de limpeza pública e a gestão dos resíduos sólidos, que a Comissão Administrativa da Cidade de Luanda e as administrações municipais, enquanto unidades orçamentais, iniciassem os procedimentos e trabalhos técnicos necessários para a elaboração e consolidação da proposta orçamental preliminar do município, trabalho que deveria estar concluído até 31 de Julho. A proposta seria depois remetida ao órgão central responsável pelo Orçamento Geral do Estado até 31 de Agosto de cada ano.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)