O hospital sofreu pela primeira vez obras de requalificação em 2009, mas o número de camas para internamento nos cuidados intensivos não foi alargado.

A direcção do HGH assegurou ao Novo Jornal que, para além da ampliação da sala dos cuidados intensivos, o hospital precisa de ser reabilitado devido ao estado avançado de degradação.

Hamilton dos Prazeres Tavares, director geral do HGH, em entrevista ao Novo Jornal, na cidade do Huambo, disse que o hospital necessita para o seu funcionamento normal 80 camas nos cuidados intensivos.

"Nós não temos aquilo que deveríamos ter, 10 por cento das camas do hospital deveriam ser destinadas aos cuidados intensivos", contou.

Segundo o responsável, há um projecto para ampliação dos cuidados intensivos do hospital que está paralisado por falta de verbas devido à crise financeira que o País atravessa.

Hamilton dos Prazeres Tavares salientou que o número de camas preocupa a direcção do hospital e diz que o Governo Provincial do Huambo, assim como o central, têm esta situação anotada, declarando ter esperança que estes problemas sejam ultrapassados.

Também o estado avançado de degradação do HGH preocupa a direcção do hospital existente há 67 anos. Hamilton dos Prazeres Tavares assegura haver necessidade requalificação e equipamento da unidade de saúde.

"A nossa grande preocupação é que se faça urgentemente a reabilitação do hospital e que se equipe! Nesta altura o hospital precisa de todos os equipamentos, desde o ecógrafo, ao electrocardiograma e ao aparelho de Raio-X. Realizamos em média 600 radiografias e só temos um aparelho digital de Raio-X. Quando se estraga o digital temos de trabalhar com o aparelho analógico, que nem sequer consegue fazer 100 por dia", lamentou o responsável, acrescentando ser um sacrifício trabalhar nas condições em que o hospital se encontra.

Hamilton dos Prazeres Tavares deu a conhecer ao Novo Jornal que a principal unidade sanitária pública da província do Huambo tem apenas em funcionamento uma ambulância, e para o seu funcionamento normal o HGH necessita de quatro.