Em julgamento estão três jovens implicados no homicídio de Alice Nádia Marcelino "Licinha", 36 anos. São estes Alison Domingos Manuel "Milixe", de 20 anos, Evandro António Justo "MT" e António de Almeida Godó "Da Lua", ambos de 22 anos, que são acusados pelos crimes de roubo qualificado, associação de malfeitores, homicídio voluntario e posse ilegal de arma.

Os jovens que começaram a ser julgado no mês passado, pela 1.ª Secção dos Crimes Comuns do Tribunal Provincial de Luanda, todos em prisão preventiva, conhecem as suas penas amanhã, o primeiro dia do mês de Março.

De acordo com o Ministério Público (MP), os réus, à data dos factos, isso na madrugada do dia 28 de Abril do ano passado, introduziram-se no quintal da residência da Alice Nádia Marcelino, no intuito de retirarem a placa electrónica da sua viatura, de marca "KIA Rio" que se encontrava estacionada.

Para o efeito, prossegue a acusação, um deles partiu o vidro lateral esquerdo no condutor para facilitar a abertura da porta e desmontarem a placa electrónica.

No entanto, o barulho provocado pela quebra do vidro despertou Alice Nádia Marcelino que de imediato se dirigiu à janela no quarto, que dá acesso ao quintal, para ver o que se passava.

Acto contínuo, refere o MP, Alice Nádia Marcelino, ao notar a presença dos assaltantes, bateu com as mãos na janela e gritou, numa tentativa de fazê-los fugir "Xé" quem está aí?", gritou Alice, mas foi surpreendida com um disparo de arma de fogo do tipo AKM de cano cortado, que se encontrava na posse de um dos meliantes, que lhe perfurou o crânio, provocando-lhe a morte imediata.

Os marginais colocaram-se em fuga tão logo efectuaram o disparo que atingiu a mulher de 36 anos, que deixou uma órfã de dois anos.

Segundo o Serviço de Investigação Criminal (SIC), o grupo de quatro marginais, estando um em fuga, roubaram, naquela madrugada, uma placa electrónica de uma viatura de marca Huyundai i10, na mesma zona.

Os réus, Domingos Manuel, Evandro António Justo e António de Almeida foram detidos dias depois pelo SIC-Luanda, segundo o MP, dois dos três réus confessaram autoria da acção nos seus interrogatórios e em sede de julgamento.

De acordo com os depoimentos recolhidos aos réus, segundo a acusação, são delinquentes habituais que se dedicam a práticas de vários crimes de furto e roubos com recursos a arma de fogo, com maior incidência para a subtracção de placas electrónicas em viaturas, para posterior venda no Mercado dos Correios.