Zita Sandão, responsável da comissão de moradores da zona, e mais duas outras pessoas, chocadas com o estado aterrorizante em que as crianças estudavam, decidiram reparar uma pequena parte da escola e foi assim que pensaram em pedir ajuda a algumas instituições.

Fruto do pedido de apoio destas pessoas, o Ministério dos transportes em parceria com a DP World Luanda não mediu esforços e decidiram reparar na totalidade a Escola do Ensino Primário n.º 1.134, do distrito urbano da Maianga, para alegria dos pais, professores, encarregados de educação e moradores do Catambor e da Maianga.

"A escola era péssima! Agora está nova", afirmaram vários professores e encarregados.

O ministro dos Transportes, Ricardo d'Abreu, disse que o seu ministério desenvolveu um programa abrangente a nível das empresas do sector e definiu um conjunto de vectores que primam pela qualidade do ensino, no âmbito da responsabilidade social.

"Esta que estamos aqui a concretizar é mais uma, em Luanda, pois este programa tem uma abrangência nacional e exemplos desses temos tidos noutras províncias", explicou.

Francisco Pinzon, director-geral da DP World Luanda, disse aos jornalistas que a sua empresa trabalha em mais de 60 países e tem apoiado os sectores da educação, preservação do ambiente e igualdade das mulheres no domínio laboral.

"Consideramos que a educação ajuda a desenvolver o País e é nisso que damos o nosso apoio. Estamos orgulhos por termos colocado rede de água, energia eléctrica 24 horas e oferecermos uma sala de informática para os alunos", avançou.

Segundo Francisco Pinzon, a DP World Luanda quer estreitar uma parceria com a escola no sentido de ajudar ao desenvolvimento das crianças.

Este responsável avançou que a sua empresa disponibilizou para a reabilitação da Escola do Ensino Primeiro n.º 1.134, mais de 100 milhões de kwanzas.

Já Luísa Grilo, ministra da Educação, disse que gostou do gesto da entrega da comissão de moradores e dos parceiros que ajudaram para que o Ministério dos transportes e a DP World Luanda reabilitassem a escola.

A Escola do Ensino Primário n.º 1.134 está situada no distrito urbano da Maianga, comporta 11 salas de aulas, uma sala para os professores, uma sala de informática, casas de banho e um salão de futsal devidamente equipado.

A governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho, testemunhou o acto e recebeu da empresa responsável pela reabilitação e apetrechamento as chaves da escola.