O ministro, que considera que a sociedade angolana enfrenta problemas comportamentais e de valores, é de opinião que o Novo Jornal deve educar a sociedade para uma mudança de comportamentos.

"Um dos problemas de Luanda, para mim, não é o saneamento. Não é a falta de esgotos, os engarrafamentos, as chuvas e a venda desorganizada. O grande problema de Luanda é a educação. Com a educação não vamos ter os problemas que temos", disse o ministro na celebração dos 15 anos de existência do Novo Jornal, que se comemoram esta quarta-feira, 25.

Mário Oliveira espera que os profissionais deste jornal contribuam para a moralização e educação da sociedade e do País.

"O País não depende apenas da política. A nossa sociedade precisa de ser educada e para isso é preciso apostar mais nos problemas sociais e o Novo Jornal assim tem feito", realçou o dirigente.

Segundo Mário Oliveira, o Novo Jornal conquistou, em 15 anos de existência, o seu espaço no sector da comunicação social e na sociedade angolana.

O director do Novo Jornal, Armindo Laureano, disse ser importante haver relações cordiais entre o "quarto poder" e o poder político, apesar da importância de manter a independência dos órgãos de comunicação social.

Ao ministro, Armindo Laureano manifestou igualmente necessidade de haver responsabilização de sites e plataformas que se apresentam como jornais mas vivem de se apropriar do trabalho que os órgãos de comunicação social com redacções e jornalistas, assumindo-o como seu.

"Infelizmente, nós, os órgãos de comunicação, não conseguimos combater esse mal que traz muitos prejuízos ao nosso trabalho