Depois de uma vaga de crimes violentos com recurso a armas de fogo do tipo kalashnikov, incluindo o homicídio do primeiro subchefe dos Serviços Prisionais (SP) na Av. Deolinda Rodrigues, em plena luz do dia, o ministro do interior manteve contactos à porta-fechada com os administradores municipais de Cacuaco e Viana para tentar pôr cobro à avalanche de crimes violentos a que se tem assistido nos últimos tempos na província de Luanda

A reunião contou também com a presença do comandante provincial de Luanda da PN, comissário-chefe Eduardo Fernandes Cerqueira, durante a tarde desta quinta-feira,21.

Entre as prioridades do Ministério do Interior estão o aumento da capacidade operacional de intervenção da Polícia Nacional, nomeadamente colocando mais efectivos nesses municípios, e potenciar a sua actuação com meios de locomoção, entre viaturas e motorizadas.

Ao Novo Jornal, o ministro do Interior referiu que este trabalho será extensivo a todos os municípios da província de Luanda, salientando que a agenda de trabalho incidiu inicialmente em Cacuaco e Viana, por serem zonas consideradas dramáticas em termo de delinquência.

"Este é um programa que já tínhamos desde o mês passado, estávamos de facto a preparar condições de rececção de alguns meios, por orientação do titular do poder Executivo para poder reforçar e aumentar a capacidade operacional de intervenção da Polícia Nacional", disse, revelando que o Ministério do Interior elaborou um programa para visitar e constatar situações a nível de todos os municípios da província de Luanda.

"Está é uma actividade que vai ser extensiva a todo o País, mas, vamos começar por Luanda devido o grão com preocupações que a população tem estado apresentar", aponta, acrescentando que que o índice de criminalidade nos últimos tempos começou a subir.

"Chegou a necessidade de nós começarmos a adoptar algumas medidas, e essas medidas são potenciar com meios humanos e meios de locomoção, nomeadamente viaturas, motorizadas e outros meios não letais para poder fazer face ao combate à criminalidade e outros males que assolam a capital do País nos municípios, distritos, comunas e alguns bairros da cidade de Luanda", descreveu Eugénio Laborinho em declarações ao Novo Jornal.

O governante destacou que disse ao administrador municipal de Cacuaco que o Ministério do Interior vai prosseguir com a entrega de meios para aumentar o patrulhamento, não só apeado, mas também o patrulhamento ostensivo e todo tipo de actividade que requeiram a intervenção dos órgãos operativos do Ministério do Interior.

"Nós tivemos a sorte de sermos comtemplados pelo Plano Integrado de Intervenção nos municípios (PIIM), no sentido de aumentar também o número de esquadras móveis e esquadras polícias naquelas aéreas onde notamos que são mais criticas para colocar o sentimento de segurança na população, ou seja, colocar a polícia mais próxima do cidadão", garantiu.

Questionado sobre a existência elevada de falsos agentes trajados com fardas policiais e em posse de armas de fogo e munições pertencentes à corporação usadas para burlar, assassinar e violar, Eugénio Laborinho respondeu que o Serviço de Investigação Criminal (SIC) e o Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) tudo estão a fazer para colmatar esse mal e revelou que já existem casos concretos julgados e condenados.

"Esse é um caso que já está a nível da nossa Inspecção-Geral (IG), já está também a nível dos tribunais e temos casos de elementos pertencentes à corporação que têm sido julgados, o Ministério do Interior vai exercer "tolerância zero sobre essa prática de crime", avisou o ministro do Interior.