Os munícipes pedem intervenção urgente da administração municipal para reparação da ponte e assim evitar que o pior aconteça.

A informação foi avançada esta sexta-feira, 13, ao NJONline pelos moradores daquela zona que temem a queda da única ponte que faz a ligação entre a baixeira do Rasta na subzona 10 e a Ilha do imbondeiro e o Distrito Urbano da Maianga.

Segundo os habitantes, esta ponte existe há mais de 20 anos naquela circunscrição e foi recentemente danificada pelos técnicos, da área técnica administração do Kilamba Kiaxi, que faziam trabalho de limpeza na vala.

Kakulo Kabaça Njimo, um dos moradores daquela zona, contou ao NJOnline que há um mês, uma equipa da administração que limpava a vala partiu a ponte, situação que levou os habitantes a fazerem contribuições urgentes para remendarem a ponte de forma provisória e assim impedirem o corte da circulação de pessoas e mercadorias.

"Infelizmente, ontem à noite alguém passou com peso e a ponte voltou a partir, o remendo que se fez quebrou. Estamos todos aterrorizados, porque para além de ligar os bairros Rasta e Imbondeiro, também dá acesso ao Distrito Urbano da Maianga", contou.

Segundo Kakulo Kabaça Njimo, a ponte foi construída pelos próprios moradores há mais de 20 anos, face às necessidades de deslocação de um lado para o outro. E temem que a mesma desabe e faça vítimas humanas.

"Neste momento, as pessoas, como não têm outro caminho, ainda passam pela ponte no estado em que está", explicou.

No dia 05, prosseguiu, "o administrador municipal, Nelson Funete, esteve aqui para ver de perto o estado da ponte. Ficou a promessa de uma intervenção imediata. Mas o estado da ponte piorou, e daqui a dias não haverá mais ponte".

"Dezenas de pessoas fazem o uso desta ponte para procurarem água nos bairros vizinhos, o que será desta população se a ponte desabar? Se com ela já há dificuldades, imaginem sem ela?", questionou o também morador Adilson Matamba.

Sobre o assunto o NJOnline está a tentar contactar o administrador municipal do Kilamba Kiaxi, Nelson Funete, para os devido esclarecimentos, mas até ao momento não obteve resposta.