O Rei do Bailundo, Ekuikui V, feito réu num polémico julgamento, denuncia que o processo que culminou com a sua condenação pelo Tribunal Provincial do Huambo (TPH), no início deste mês, está eivado de perseguições políticas. Em declarações exclusivas ao Novo Jornal, o soberano da Ombala Mbalundo diz ter sido tramado por denunciar, por exemplo, supostos desvios de verbas do orçamento de reabilitação do seu Palácio, na província do Huambo.

Ekuikui V - condenado pelo TPH a seis anos de prisão maior, por co-autoria moral do crime de homicídio voluntário preterintencional, ocorrido em 2017, na sequência de um julgamento tradicional - não acredita que todos os valores alocados pelo Governo Central para a reabilitação do Palácio da Ombala tenham tido o devido destino.

"Isso não começou hoje (...). Queriam um rei rebocado de betão para gastar o dinheiro da Ombala, mas, mesmo assim, foi gasto, porque eram 18 milhões de dólares. Houve desvio deste dinheiro, porque as obras que estão aí não correspondem a 18 milhões. Eles, quando viram que este rei era muito esperto, disseram: "Vamos-lhe tirar"", atira o Rei do Bailundo, referindo-se a altos membros do Governo Provincial do Huambo na governação de José Eduardo dos Santos.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)