Segundo a Comissão, os restos mortais de Jonas Savimbi vão ser entregues oficialmente à família no dia 28 do mês em curso para a prossecução das cerimónias de trasladação para a sua terra natal, na província do Bié.

A decisão foi tomada durante uma reunião da Comissão orientada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião, onde foi igualmente fixada a próxima segunda-feira como o dia da divulgação dos resultados dos testes laboratoriais ao DNA obtido nos restos mortais exumados no cemitério do Luena, em finais de Janeiro.

Após estes actos, será definida a data para a cerimónia de transladação dos restos mortais do fundador e líder histórico da UNITA para a sua terra natal, Lupitanga, na província do Bié.

A UNITA anunciou há duas semanas, em comunicado assinado pelo presidente do partido, Isaías Samakuva, que os testes já tinham sido concluídos, garantindo a sua divulgação logo após a conclusão das tramitações legais junto das autoridades nacionais.

As amostras para a realização de testes laboratoriais para confirmar que Jonas Savimbi foi sepultado no Luena, Moxico, em 2002, após ter sido abatido em combate, foram colhidas a 31 de Janeiro deste ano e enviadas para laboratórios da África do Sul e Portugal, tendo outra amostra sido analisada em Angola, esperando-se que a 25 de Fevereiro já fosse conhecido o resultado obtido a partir do cruzamento dos dados oriundos destes três laboratórios.

Recorde-se que o inspector-geral da Saúde, Miguel dos Santos de Oliveira, que integrou a missão que foi ao Moxico para acompanhar e realizar, a 31 de Janeiro, a exumação dos restos mortais, disse, na ocasião, que o processo de confirmação laboratorial poderia levar entre 20 e 25 dias.

Uma das questões sublinhadas pelos dirigentes da UNITA e pelos seus familiares é que antes de serem efectuadas as cerimónias fúnebres na sua terra natal é determinante obter os resultados dos testes que provam que aqueles são efectivamente os restos mortais de Jonas Malheiro Savimbi.