Ao Novo Jornal, o director do gabinete de comunicação institucional e imprensa do SIC-Geral, superintendente de investigação criminal Manuel Halaiwa, disse que a operação ocorreu no "âmbito do combate às ocupações ilegais de imóveis nas centralidades do Estado", que, entretanto, "recaiu sobre 29 imóveis ocupados ilicitamente, onde após intervenção do SIC, foram recuperados 27 imóveis, ficando apenas dois imóveis por se recuperar".

"Durante a operação, foi possível deter dois elementos por reincidência nesta prática de crime e por se terem recusado a abandonar voluntariamente as habitações", disse, salientando que foi elaborado o competente "auto de notícia para posterior remessa ao Tribunal Provincial de Luanda (TPL), para efeitos de julgamento sumário destes dois cidadãos".

Segundo apurou o Novo Jornal, casos do género tem ganhado terreno em diversas centralidades, devido ao estado de abandono das habitações, por parte das empresas ligadas ao aparelho de Estado.

Ao que o Novo Jornal sabe, 70 por cento dos prédios de oito andares na centralidade Vida Pacífica, apreendidos pelo Serviço Nacional de Recuperação de Activos da Procuradoria-Geral da República (PGR), encontram-se desabitados e abandonados.

No Zango 8.000, Capari, Kilamba e 44 o cenário é o mesmo, numa altura em que milhares de cidadãos, sobretudo jovens, clamam por uma residência numa das centralidades para constituírem e acomodar às suas famílias que na sua maioria residem em casas de chapa, quando nesta urbanização edifícios completos encontram-se devolutos.