Segundo o director do gabinete de comunicação institucional e Imprensa do SIC-geral, intendente de investigação criminal Manuel Halaiwa, o homem, de 36 anos, terá efectuado vários movimentos bancários não autorizados, "abusando da confiança nele depositada pela instituição bancária onde trabalha, ocupando o cargo de tesoureiro".

Os investigadores apuraram que, ao longo dos últimos anos, o suspeito "movimentou e utilizou em benefício pessoal as contas bancárias, incluindo através do resgate de aplicações financeiras, de que resultou um prejuízo para a instituição bancária e clientes ainda não totalmente apurado, que poderá ascender a mais de 17 milhões de Kwanzas".

Manuel Halaiwa disse ao Novo Jornal que a investigação resultou de uma denúncia do próprio banco, tendo já sido identificados dezenas de lesados.

"O homem, que está indiciado pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo ficado em prisão preventiva", afirmou, acrescentando que, durante os interrogatórios, "o homem revelou que algumas transferências interbancária foram feitas para contas de alguns familiares".