Os restos mortais do líder histórico do partido do "Galo Negro" vão ser sepultados na sua terra natal, Lopitanga, na província do Bié, concluindo o longo processo de transladação desde o cemitério do Luena, no Moxico, onde estão desde que Jonas Malheiro Savimbi foi abatido em combate, em 2002.

"Amanhã, sexta-feira, será homenageada a memória do líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi, na missa a realizar-se às 18 horas na igreja São Domingos", disse ao NJOnline o porta-voz da UNITA, Alcides Sakala, que apelou aos "militantes, simpatizantes e à população em geral interessada" para estarem presentes neste culto.

Relativamente ao programa das exéquias fúnebres, Sakala disse que o processo decorre sem sobressaltos e tudo esta ser feito para que no dia 01 de Junho os restos mortais de Jonas Savimbi repousem, finalmente, em paz, na localidade de Lopitanga, município do Angulo, Bié, a sua terra natal.

"Tudo está a correr como foi anunciado. As partes estão a trabalhar seriamente para um funeral condigno do nosso ex-líder", acrescentou Sakala, salientando que "várias comissões já estão na província do Bié para organizarem as exéquias".

Recorda-se que a cerimónia de enterro dos restos mortais do líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi, vai realizar-se a 01 de junho em Lopitanga, província do Bié.

Jonas Savimbi foi morto em combate pelas Forças Armadas governamentais, no dia 22 de Fevereiro de 2002, na comuna do Lucusse, província do Moxico, e o seu corpo sepultado no cemitério municipal do Luena, capital da província.