O ponto de situação sobre a dívida do BNA ao BN foi apresentado pelo vice-governador do Banco da Namíbia, Ebson Uanguta.

Segundo Uanguta, depois da entrega de 51 milhões de dólares, na semana passada, o BNA ficou com cerca de 200 milhões de dólares em dívida.

O vice-governador sublinhou que o BNA tem efectuado todos os pagamentos dentro do calendário estabelecido.

Recorde-se que a dívida angolana foi contraída no âmbito do acordo cambial bilateral assinado em 2015 para facilitar as transacções comerciais entre os dois países vizinhos, especialmente nas deslocações de cidadãos de um para o outro lado da fronteira.

O compromisso acabou contudo por ser suspenso em finais de 2015, cerca de um ano e meio após ter sido implementado, devido à crise de divisas existente em Angola.

Na prática, as coisas não resultaram porque a Namíbia foi, ao longo dos meses, enchendo os seus cofres de kwanzas, quando o acordo impunha que estes fossem periodicamente comprados pelo BNA em divisas.

Mas isto acabou por não acontecer com a regularidade acordada e o resultado foi um avolumar da dívida angolana que chegou aos quatro mil milhões de dólares namibianos, aproximadamente 300 milhões de dólares norte-americanos.

A regularização da dívida começou por fazer-se com prestações de 20 milhões de dólares, valor renegociado no início deste ano.