Primeiro leilão de diamantes brutos em Angola rende cerca de 16,7 milhões USD.
O primeiro leilão de diamantes brutos realizado em Angola terminou hoje, com os promotores a arrecadarem perto de 16,7 milhões de dólares norte-americanos, com a venda de um lote de sete pedras de qualidade excepcional provenientes da Sociedade Mineira do Lulo, entre elas um Type Illa D-Colour, de 114 quilates, e um diamante cor-de-rosa, de 46 quilates.
O modelo escolhido para a realização foi o de um "leilão por concurso" - normalmente designado por Tender, no qual as empresas participantes apresentaram as suas licitações em modelo fechado, por se tratar de um modelo que permite obter maior valor para as pedras a ser vendidas, refere a SODIAM em comunicado.
Participaram no leilão 31 empresas, provenientes de oito países, designadamente Angola, Bélgica, Emirados Árabes Unidos, Índia, Estados Unidos da América, África do Sul, Israel e China.
Segundo o comunicado, as empresas vencedoras com as maiores licitações foram a Arslanian Group DMCC, Blue Glacier Diamonds, Kapu Gems, Shree Ramkrishna Export Pvt Ltd, M.B.D. BVDA, Julius Klein Group.