Esta é a primeira vez que o CAN é disputado por 24 equipas, o que permite também a primeira vez que há na competição o patamar dos oitavos-de-final.
Os Palancas Negras, orientados pelo português Pedro Gonçalves, que a princípio começou a ser muito criticado pelos adeptos, após o empate diante da Argélia, vão medir forças com o terceiro colocado do grupo E ou do grupo F, as últimas selecções que jogam hoje para a fase de grupos.
África do Sul, Namíbia, Tunísia, RDC ou a Zâmbia, uma destas selecções pode ser o adversário dos Palancas Negras no jogo de sábado.
De acordo com o programa da CAF, devido à primeira posição do grupo, Angola joga os oitavos-de-final na mesma cidade onde iniciou a prova (em Bouaké).
Com 7 pontos, fruto de duas vitórias (Mauritânia (3-2), Burkina Faso (2-0) e empate diante da Argélia (1-1), a selecção angolana de futebol, marcou seis golos, sofreu três e viu dois atletas nomeados "homem do jogo", designadamente, Gelson Dala e Kialonda Gaspar.
Caso os Palancas vençam o jogo dos oitavos-de-final, apura-se para os quartos-de-final, fase em que já esteve em duas ocasiões, embora com apenas 16 equipas presentes.
Angola chegou pela última vez aos quartos-de-final em 2008, no Gana, e a segunda vez em 2010, quando o país organizou esta prova continental.
Dois jogadores angolanos figuram na lista dos melhores marcadores do CAN/2023 com dois golos cada, nomeadamente, Gelson Dala e Mabululu, ambos considerados como os melhores jogadores do combinado nacional no CAN.
A par de Angola, estão já apurados para os oitavos-de-final, as selecções do Burkina Faso, Mauritânia, Cabo Verde, Senegal, Guiné Equatorial, Nigéria, Egipto, Mali, Guiné-Conacri, Marrocos e Camarões.
Os "colossos" como a Costa do Marfim, Gana e Argélia, ficaram pelo caminho logo na fase de grupos, onde não conseguiram sequer o terceiro lugar.
Esta quarta-feira vão medir forças as selecções da Namíbia e Mali, África do Sul e Tunísia para o grupo E.
Já no grupo F, Tanzânia - República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia - Marrocos vão encerrar a fase do grupo do CAN.