Estatuto Editorial
O NOVO JORNAL é um jornal generalista orientado por critérios de rigor editorial, sem qualquer dependência de ordem ideológica, política ou económica, com informação sobre Angola e o mundo, assegurada quer através do seu site, quer através do seu semanário.
O NOVO JORNAL tem como objectivo fundamental assegurar a todos os leitores o direito à informação, suportada num grafismo moderno e criativo.
O NOVO JORNAL pauta-se por critérios jornalísticos, com respeito por todas as opiniões ou crenças.
O NOVO JORNAL reconhece como seu único limite o espaço privado dos cidadãos, a deontologia e a ética profissionais, tendo como limiar de existência a sua credibilidade pública.
O NOVO JORNAL compromete-se a respeitar o sigilo das suas fontes de informação, não admitindo a quebra desse princípio. A informação proveniente de fontes não identificadas deve restringir-se aos factos.
O NOVO JORNAL assume o direito de emitir opinião própria sobre todos os assuntos, mas garante, nas suas páginas, uma clara distinção entre opinião, análise e notícias.
O NOVO JORNAL pauta-se por preceitos de rigor, isenção, honestidade e respeito pela pessoa humana, recusando sensacionalismo e a exploração mercantil da matéria informativa.
O NOVO JORNAL defende uma sociedade justa, democrática e pluralista, com garantia da liberdade de expressão.
O NOVO JORNAL é responsável perante os leitores e os seus accionistas, numa relação rigorosa, transparente e autónoma do poder político.