Lourenço Teles, secretário-geral Adjunto do STHCT, explicou ao Novo Jornal Online que esta iniciativa partiu da necessidade de "resolver um problema antigo" que consiste num "profundo desconhecimento de uma grande parte dos trabalhadores quanto aos direitos que a Constituição e a Lei Geral do Trabalho lhes concedem e que não estão a aproveitar devidamente".

"Mais de 80 por cento dos trabalhadores dos sectores do comércio e da hotelaria e turismo da província de Luanda não estão sindicalizados", notou Lourenço Teles, lamentando que "muitos destes trabalhadores não conheçam os seus direitos", sendo, por isso, "prejudicados, por vezes de forma pesada mas evitável".

O número exacto de trabalhadores nestes sectores não está definido mas são, seguramente, muitos milhares, sendo, todavia, relativamente seguro que 80 por cento deles não estão sindicalizados. Esta estimativa é construída pela média constatada nos estabelecimentos onde os números estão devidamente apurados.

Há mesmo situações em que estes trabalhadores podem ser "comparados a escravos" por não terem "quaisquer direitos nem estarem cientes deles", como, por exemplo, "horas de trabalho por dia em excesso sem o correspondente pagamento", acusa o sindicalista.

"Muitos deles não admitem fazer queixa porque sabem que se o fizerem é muito provável que venham a perder os seus empregos", sugeriu.

O sindicato já se deslocou aos hipermercados da província de Luanda, incluindo os maiores da cidade de Luanda, onde, segundo Lourenço Teles, "esta realidade ficou bastante em evidência".

No entanto, depois de as equipas do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Hotelaria e Turismo terem ido aos vários estabelecimento do grupo sul-africano "Shoprite", Lourenço Teles disse ao Novo Jornal Online que 84 trabalhadores decidiram inscrever-se no STCHT, considerando isso "um sucesso e um bom sinal" para a receptividade que estes têm às propostas do sindicato.

Lourenço Teles adiantou que a inscrição, como acto voluntário que é, tem de ser uma opção do trabalhador.

"Ao sindicato compete explicar quais são os seus direitos e as vantagens de pertencerem a uma organização sindical que tem como objectivo único defender os seus interesses e promover a melhoria das condições de trabalho", disse.

Nos cartazes colocados nos diversos estabelecimentos onde o STCHT passa par reunir com os trabalhadores pode-se ler o desafio lançado pela estrutura sindical: Para que os teus direitos previstos na Lei Constitucional, Artigo 50º, e Lei Geral do Trabalho, Artigo 7º e seguintes, sejam plenamente exercidos, filia-te no Sindicato e adquire mais conhecimentos. Trabalhador filiado, emprego seguro".