Mais de uma centena de crianças, em média, morriam todos os anos nas unidades hospitalares do Estado indiano de Bihar, especialmente na área de Muzaffarpur, uma das mais importantes cidades da região, sem que os médicos conseguissem chegar a uma conclusão sobre a ou as causas destas mortes.

Num recente estudo, divulgado pela revista científica The Lancet, a causa das mortes foi apontada como sendo a ingestão de líchias, um fruto abundante na região, que as crianças, na sua esmagadora maioria pobres, comem de estômago vazio.

Um dado importante é que as líchias consumidas pelas crianças, sempre depois de muio tempo sem comer, são apanhadas no chão dos campos da região, bastante maduras.

Estes frutos contêm uma toxina que impede o organismo de produzir glicose, diminuindo de forma drástica os já baixos níveis desta no sangue das crianças porque passam muitas horas sem comer, provocando convulsões e perdas de consciência que, numa elevada percentagem, resultavam em morte perante a impotência dos médicos.

A causa das mortes foi descoberta depois de uma equipa de investigadores se ter interessado por um surto da então estranha doença em 2014, onde, no espaço de três meses, entre Maio e Julho, foram registados cerca de 400 casos que resultaram na morte de 122 crianças.

Depois deste estudo, as autoridades locais aconselharam as famílias a forneceram uma refeição à noite às suas crianças e diminuírem o número de líchias ingeridas pela manhã, levando a que o número de mortes diminuísse significativamente... mais de 50 por cento no ano seguinte.