A acusação do Ministério Público de Portugal contra o vice-Presidente de Angola continua a fazer correr muita tinta, agora nas páginas do Jornal de Angola. Num artigo de opinião publicado hoje e assinado pelo director-adjunto Victor Carvalho, o diário do Estado defende a "justeza" da posição assumida pelo Governo que, na passada sexta-feira, 24, qualificou de "inamistosa e despropositada" a actuação das autoridades lusas em todo este processo.

Classificando de "leviana", a forma como essas mesmas entidades "'permitiram' a fuga de informação que levou para a imprensa lusa esta 'notícia'", o jornal angolano considera que a atitude apenas confirma "a existência de uma campanha internacional especialmente orquestrada para denegrir a imagem de Angola e dos seus principais dirigentes", em ano de eleições gerais.

Mas, acrescenta o artigo, "apesar de estarmos preparados para isso, a verdade é que custa ver tanta falta de vergonha, sobretudo vinda da parte daqueles que se dizem nossos amigos".

Com o título "Palavras desadequadas", o texto - centrado nas críticas ao líder da UNITA, Isaías Samakuva -, está a ser amplamente reproduzido na imprensa portuguesa, como mais um sinal da tensão que o caso Manuel Vicente instalou nas relações bilaterais.