Ministro das Telecomunicações no Vietname para absorver experiência que vale milhares de milhões USD

Novo JornalPublicado 14/03/2017 19:14:00

Com um mercado de telefonia móvel que no ano passado rendeu 41 mil milhões de dólares, e um sector de novas tecnologias que nas duas últimas décadas representou lucros de 16 mil milhões de dólares, o Vietname deverá tornar-se um valioso parceiro para Angola, que, através de uma deslocação do ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação a Hanoi, procura estreitar a cooperação com o "tigre asiático".

Foto: César Magalhães

O know-how do Vietname no domínio das telecomunicações e tecnologias de informação deverá em breve começar a ser transferido para Angola, graças ao reforço da cooperação bilateral, aprofundada esta semana com a deslocação de José Carvalho da Rocha a Hanoi, capital vietnamita.

De acordo com a imprensa local, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação encontrou-se com o seu homólogo, Truong Minh Tuan, e visitou algumas empresas vietnamitas do sector que tutela, em busca de novas oportunidades de investimento e parcerias.

Mais do que disponibilizar a experiência do Vietname nestes domínios - traduzida num mercado de telefonia móvel avaliado em 41 mil milhões de dólares e num sector de novas tecnologias com lucros acumulados de 16 mil milhões de dólares -, o ministro da Informação e Comunicação do "tigre asiático" apelou ao Governo angolano para criar condições favoráveis ao investimento das empresas vietnamitas em Angola.

Segundo a imprensa local, o grupo de telecomunicações Viettel, já presente em 10 mercados, é um dos candidatos à entrada no nosso país, tal como o VNPT e o FPT, do mesmo sector.

Primeira Página