Bairro "5 Fio": Um musseque a metros do Kilamba, onde há menores que se prostituem por 500 Kz

Isabel JoãoPublicado 14/07/2017 8:53:00

De um lado uma cidade nova, com prédios, escolas, hospitais, água, energia eléctrica e do outro uma povoação, em casas de chapas, sem escolas, jardins e água. Este é o contraste que se observa entre os moradores da centralidade do Kilamba e os vizinhos do bairro do "5 Fio".

Foto: Osmar Edgar

O bairro do "5 Fio" está localizado no município de Belas, a cerca de 30 quilómetros a sul do centro da cidade de Luanda, com uma população aproximada de 753.000 habitantes, de acordo com o portal oficial do município de Belas.

O bairro cresce em extensão e em simultâneo é acompanhado por um elevado índice de pobreza, delinquência e prostituição, além da falta de infra-estruturas, que desgastam a população local. Populares afirmam já terem contactado o administrador municipal de Belas para acudir à situação, mas o grito de socorro não surtiu efeito.

D. Eva, moradora do bairro, disse que tem duas filhas de 13 e 15 anos que há cinco meses se envolvem com homens em troca de dinheiro. "É muito triste o que estou a passar, elas começaram a prostituir-se aqui mesmo no bairro. Há três meses elas conheceram uma jovem que vive no Kilamba e agora estão a prostituir-se no apartamento dela. As minhas filhas têm o corpo grande mas são menores. Já falei com a polícia mas até agora nada foi feito", lamentou.

(Leia esta reportagem na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível em http://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)

Primeira Página