Tal como no ano passado, a decisão do principal campeonato de futebol angolano decidiu-se na penúltima jornada e a favor do 1.º de Agosto, que, pelo segundo ano consecutivo, disputou o título até à recta final com o Petro de Luanda.

"Por tudo o que nós fizemos ao longo do ano merecemos este título. É um campeonato merecido por tudo o que passamos ao longo do ano, fomos a equipa mais regular", destacou o treinador-adjunto do 1.º de Agosto, Ivo Traça, no final da vitória, ontem por 1-0, diante do ASA.

No balanço da prova, Ivo Traça lembrou que a saída de Gelson Dala e Ary Papel da equipa, duas peças-chave para a conquista do título de 2016, obrigou a uma "maior união e trabalho colectivo".

Com 65 pontos em 29 jogos, os "militares" jogam a última jornada do Girabola já com o estatuto de bicampeões, enquanto os "petrolíferos" voltaram a falhar o assalto final à liderança, apesar de terem vencido o duelo diante do já despromovido Santa Rita de Cássia (4-2).

Já com o primeiro e o segundo classificados do campeonato encontrados, a derradeira jornada do Girabola reserva ainda emoções fortes na cauda da tabela.

Na luta contra a despromoção o destaque vai para o histórico ASA, que precisa de vencer na última ronda e ainda assim ficar à espera que os adversários mais directos percam pontos.

Veja algumas imagens da festa dos bicampeões na fotogaleria ao lado.