Apontada como uma das favoritas à conquista do Afrobasket 2017, Angola, detentora de 11 títulos no Campeonato Africano das Nações, revelou estar muitos furos abaixo das expectativas.

Com exibições pouco convincentes na primeira fase - Angola ganhou à República Centro Africana por 66-44, ao Uganda 94-89 e perdeu frente a Marrocos por 53-60 -, a selecção nacional partiu para o jogo contra o Senegal com inúmeros indicadores de que precisaria de fazer mais para seguir em frente na competição.

Num jogo de baixa pontuação e marcado por intenso contacto físico - ambas as selecções foram chamadas a fazer 53 lances livres -, o Senegal foi mais eficaz na percentagem global de lançamentos de campo (39% face a 29% de lançamentos de campo), além de ter dominado a luta das tabelas, com 43/36 em ressaltos conquistados.

Em termos individuais, o poderoso poste senegalês Dieng vincou a diferença no jogo interior (nove pontos e oito ressaltos), enquanto o melhor basquetebolista angolano foi o extremo Leonel Paulo, com 17 pontos e cinco ressaltos.

Nas meias-finais agendadas para sexta-feira, Marrocos e Tunísia defrontam-se pelas 18h, enquanto a Nigéria joga com o Senegal às 20h30 (horas de Luanda).