Segundo informou a agência de notícias russa Interfax, o piloto emitiu um pedido de socorro logo após ter levantado voo do aeroporto Sheremetyevo, em Moscovo, e pediu, por duas vezes, para se fazer de novo à pista com urgência.

Os relatos ouvidos pelos media colocam em dúvida a acção dos controladores aéreos, visto que, ao que tudo indica, só muito tarde é que os pilotos foram autorizados a regressar ao aeroporto de onde tinham descolado minutos antes e quando o fizeram o aparelho já estava envolto parcialmente em chamas.

Logo após estar parado na pista, com a traseira envolvida por intensas chamas, imagens colhidas por telemóvel inundaram as redes sociais, podendo, em algumas, ser vistos muitos dos passageiros a deixar a aeronave pela parte da frente, descendo por uma manga de emergência, enquanto toda a parte traseira, a partir das asas era engolida pelo fogo.

Este Sukhoi Superjet 100 tinha como destino uma cidade no norte da Rússia, Murmansk. As autoridades russas já abriram um inquérito, mas, segundo a imprensa local, uma das possíveis causas para este desastre aéreo é um problema no sistema eléctrico.

Alguns dos passageiros sobreviventes relataram depois que ocorreram atrasos na evacuação porque alguns passageiros ficaram a impedir a passagem para retirar as suas bagagens do comprtimento em cima dos bancos.

Foi mesmo dito que este comportamento foi responsável por algumas pessoas terem sido apanhadas pelas chamas.

Dois acidentes em 72 horas

Outro acidente com um avião ocorreu nos Estados Unidos, na sexta-feira, também um avião comercial, que caiu num rio perto de Jacksonville, na Florida, não havendo qualquer registo de mortos.

De acordo com a Estação Aérea Naval de Jacksonville, um charter, com cerca de 160 pessoas a bordo, que levantou voo em Guantánamo, em Cuba, caiu no rio St. Johns na noite de sexta-feira.

O avião foi encontrado em águas rasas e não estava submerso.

Segundo as autoridades da cidade, não houve feridos graves e apenas 21 pessoas foram transportados para hospitais locais com ferimentos ligeiros.

Não se sabe ainda as razões que levaram à queda do avião.