O essencial da conferência pode ser encontrado num texto que tem circulado na Internet (Paul Collier, Presentation Angola) traduzido para português, e é um dos textos que todos os governantes e políticos angolanos deveriam ler - outro, já agora, poderia ser o velhinho livro do agrónomo francês René Dumont "A África começa Mal", de 1962, creio.

Onde estará Angola nos próximos trinta anos? Como será a sociedade no ano 2036? Estas foram as perguntas introdutórias do renomado Professor. Para responder, disse ele, seria interessante analisar outras sociedades que enfrentaram um contexto idêntico ao de Angola em 2006, e para tal sugeria que o investimento mais útil que o Governo poderia fazer seria comprar, para todos os ministros, dois pacotes de passagens aéreas, um para a Nigéria e outro para a Malásia. Assim poderiam testemunhar qual era a situação desses países e compará-la com a que se encontravam ambos 30 anos antes, uma condição idêntica à de Angola em 2006.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)