4. E a paciência começa a faltar quando se usa dogmas religiosos para afirmar valores que nada têm a ver com princípios que sustentam essas religiões.

A Semana Santa mostrou que só o foi para o calendário litúrgico. Todos os casos anteriores que aqui descrevi e este que vou abordar mostram isso mesmo. O dia de Páscoa ficou marcado pelos múltiplos e concertados atentados suicidas que ocorreram no Sri Lanka, contra hotéis e, pelo menos, uma igreja católica, tendo provocado cerca de três centenas de vítimas mortais e várias centenas de feridos.

Apesar de ninguém o ter reivindicado, o certo é que as primeiras notícias atribuíam o acto a um grupo radical islâmico, o grupo radical National Thowfeek Jamaath, facto esse, entretanto e a posteriori, confirmado pelas autoridades. Não vou questionar que tenham sido jihadistas os autores deste hediondo atentado. Até porque, ao contrário do que alguns dirigentes políticos mundiais querem fazer crer, nem a al-Qaeda nem o Daesh estão liquidados.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)