A detenção de Hitler Samussuku foi anunciada nas redes sociais, no final da tarde da passada sexta-feira, e ocorreu com algum aparato porque teve lugar em plena via pública.

Ao NJOnline, fonte do SIC-Geral disse que este só cumpriu o mandado de detenção emitido pela PGR.

"Não sou a pessoa indica a falar dos motivos da detenção de Hitler Samussuku, porque o SIC só cumpriu o mandato de detenção emitido pela PGR", disse, recusando pronunciar-se sobre qual a queixa-crime que pesa sobre Hitler Samussuku.

"Neste momento o Hitler está ser ouvido na Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP), só a PGR é que deve falar sobre o que está a se a passar na realidade", afirmou.

O NJOnline está a tentar obter esclarecimentos da PGR mas até ao momento isso ainda não foi possível, mas, segundo o relato do também activista e amigo de Hitler, Banza Hanza, "no dia em que foi levado pareceu tratar-se de um rapto".

"Havia muitos agentes do SIC que estavam à paisana perto da residência onde Hitler vive com a tia e o tio. Um dos tios do Hitler garantiu ter visto a esposa e o sobrinho serem colocados forçadamente num carro modelo Hiace e levados para parte incerta, sendo que imediatamente os seus telemóveis ficaram desligados", disse.

Mbanza Hanza fez saber ainda que os seus amigos e os parentes de Hitler estão a suspeitar que a detenção de Hitler possa estar relacionada com um vídeo que o mesmo publicou nas redes sociais onde criticava duramente o Presidente da República João Lourenço.

Este vídeo de Hitler Samussuku foi divulgado a propósito da detenção e condenação de quatro activistas na semana passada, incluindo Arante Kivuvu, que integrou o grupo dos 15+2, e Dito Dali, que faz parte do denominado "Movimento Revolucionário 18 Províncias".

Os familiares de Hitler Samussuku foram, entretanto, libertados.