A partir da partilha de conhecimentos entre militares da área médica, Angola, Sérvia e EUA pretendem melhorar os diagnósticos de doenças infeccionais, endémicas e epidémicas, combatendo de forma mais eficaz, por exemplo, quadros clínicos de malária, dengue, chicungunha, zika e cólera.

No decurso do exercício, as populações das localidades do Vale do Paraíso, Pambala e Cerâmica, na província do Bengo, vão beneficiar de assistência médica e medicamentos grátis, informou o brigadeiro médico Belchior da Silva, responsável pela coordenação.

Para isso, foram montadas várias tendas equipadas no local, onde também está ao serviço um carro móvel dotado de um bloco operatório, bem como ambulâncias e uma unidade móvel de mamografia.

Segundo Belchior da Silva, citado pelo Jornal de Angola, os efectivos médicos militares dos três países desenvolvem actividades colectivas preventivas com especialistas nas áreas de pediatria, ortopedia, ginecologia, obstetrícia, oftalmologia, estomatologia e medicina geral.

Os especialistas dos três países são apoiados pelo Ministério da Saúde, Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Polícia Nacional e Serviços de Migração e Estrangeiros.

À equipa juntam-se ainda, como observadores, peritos da Hungria, África do Sul, Costa do Marfim, Malawi, Botsuana e Portugal também integram os trabalhos.