A votação para a eleição do novo presidente da UNITA iniciou-se na tarde desta sexta-feira, em Luanda, para substituir Isaías Samakuva, que dirigiu o partido nos últimos 16 anos.

Concorreram ao cargo Raúl Danda, Alcides Sakala, Abílio Kamalata Numa, José Pedro Katchiungo e Adalberto da Costa Júnior, entre os quais os 1.150 delegados ao XIII Congresso Ordinário do maior partido da oposição escolheram o próximo líder.

As listas eleitorais foram atempadamente afixadas e constituídas 10 mesas de votos, para uma média de 115 eleitores por cada. Os delegados foram distribuídos nas listas eleitorais por ordem alfabética, para evitar afluência de grupos e influência na decisão de voto.

A comissão eleitoral foi presidida por Amélia Judith Ernesto.

Os membros da comissão eleitoral e mesas de votos foram os primeiros a votar, seguindo-se o presidente cessante, os candidatos e membros do comité permanente, idosos, gestantes e os restantes delegados.

No boletim de voto, José Pedro Katchiungo era o primeiro da lista, Raúl Danda era o segundo, Adalberto Costa Júnior ocupava o terceiro lugar e Abílio Kamalata Numa o quarto. Alcides Sakala ocupava a quinta posição.