O Ministério das Finanças, através da Direcção Nacional do Património, vai realizar um leilão electrónico para "aquisição de viaturas para uso pessoal de algumas entidades protocolares do Estado". São ao todo 15 viaturas divididas por quatro lotes e dois segmentos: sedan e todo-o-terreno.

No início deste mês, o Governo, abriu um procedimento no portal da contratação pública para a compra de cinco viaturas protocolares, desta vez para a Comissão do Mercado de Capitais. O valor previsto do contrato era de 610 milhões de kwanzas, o que equivale a cerca de 665 mil dólares norte-americanos.

Em Agosto do ano passado, o Ministério das Finanças (MINFIN), através da Direcção Nacional do Património, realizou também um leilão electrónico para aquisição de 30 viaturas protocolares por 2,4 mil milhões de kwanzas (2,7 milhões USD à data), isto apesar de em Julho de 2023, aquando das instruções para a elaboração da proposta do Orçamento Geral do Estado que está em vigor, o MINFIN ter anunciado que não iria renovar a frota de viaturas protocolares em 2024. Mas este não é o único leilão para compra de carros no Portal das Compras Públicas...

As viaturas protocolares de Agosto do ano passado juntaram-se às compradas em 2023, também através de leilão electrónico, e às várias centenas de carros de luxo com preços que vão desde os 90 aos 290 mil USD cada, atribuídos a servidores públicos, entre ministros, vice-ministros, deputados, juízes, governadores provinciais e seus adjuntos, presidentes de conselhos de administração de empresas do Sector Empresarial Público (SEP), e ainda chefias com cargos de direcção.

Os carros são de diferentes marcas e modelos, e, quanto mais alto for o cargo, mais cara é a sua viatura.