Os líderes da UNITA, Costa Júnior e do PRA-JA, Abel Chivukuvuku constam da lista de personalidades a ser condecoradas pelo Presidente da República, João Lourenço, na Classe Paz e Desenvolvimento, no âmbito das celebrações do 50.º Aniversário da Independência Nacional.
A quarta cerimónia de entrega de meldalhas está agendada para os dias 18 e 19 de Julho, em Luanda, e prevê distinguir 670 cidadãos pelos seus contributos relevantes ao país. Desses, 187 serão agraciados na Classe Independência e 483 na Classe Paz e Desenvolvimento.
"O Comité Permanente da Comissão Política da UNITA já deliberou para que isso não aconteça. Por isso, não teremos o presidente Adalberto Costa Júnior nessa cerimónia, disse ao Novo Jornal o secretário nacional da comunicação e marketing da UNITA, Evaldo Evangelista.
"Jonas Savimbi, fundador do partido, que muito fez para a libertação de Angola do jugo colonial português, não faz parte destas condecorações, não faz sentido o actual presidente receber esta medalha", acrescentou.
Relativamente ao líder do PRA-JA Servir Angola, Abel Chivukuvuku, uma fonte desta formação política não quis comentar a situação.