Segundo apurou o Novo Jornal, as organizações políticas que vão realizar os seus conclaves são a UNITA, o Bloco Democrático, o Partido de Aliança Livre de Maioria Angolana (PALMA), o Partido Pacífico Angolano (PPA), o Partido Nacional de Salvação de Angola (PNSA), o PRA-JA Servir Angola, o Partido Liberal, o Partido Cidadania e o PADDA-Aliança Patriótica.
Para este mês, estão agendados dois congressos, o do Partido Liberal (PL), a 17 e 18, e o do PRA-JA Servir Angola, de 19 a 22 de Maio.
Destes conclaves, apenas o do PRA-JA Servir tem dois concorrentes, nomeadamente Abel Chivukuvuku e Francisco Canga, ao passo que o do PL tem apenas um candidato, o actual presidente, Euclides Luís de Castro.
O Bloco Democrático anunciou que vai eleger o novo presidente do partido, no congresso que acontece nos dias 15, 16 e 17 de Agosto.
A UNITA, principal partido da oposição, vai anunciar no dia 24 deste mês a data da realização do congresso. Quanto aos outros, as suas direcções ficaram de anunciar os conclaves nos próximos dias.
O MPLA realiza o conclave no próximo anos, enquanto o PRS e o PDP-ANA já cumpriram este requisito.