Na corrida está o actual presidente do partido, Adalberto Costa Júnior, que concorre pela segunda vez, e o deputado Rafael Massanga Savimbi, filho do presidente fundador da UNITA, Jonas Savimbi, morto em combate em 2002.
Segundo a comissão de mandato do 14º congresso, com o fim do período de entrega de candidaturas, a comissão vai trabalhar agora no apuramento e avaliação das candidaturas, sendo os resultados dos documentos recebidos anunciados no próximo sábado, dia 25.
Silvestre Gabriel "Samy", coordenador da comissão de mandatos para o 14º congresso ordinário da UNITA, disse esta semana aos jornalistas que a comissão vai ver "documento a documento" e conferir as assinaturas.
Caso haja "alguma insuficiência", prosseguiu, serão contactados os mandatários das candidaturas para supri-las.
Entretanto, os secretários provinciais da UNITA preparam as conferências preparatórias para eleição dos delegados para o 14º congresso ordinário do partido, em Novembro próximo.
Em Luanda, o secretariado provincial diz que vai eleger esta sexta-feira, 24, os 163 delegados que vão representar o partido, a nível de Luanda, no congresso.