A inauguração destes empreendimentos enquadra-se na expansão e no melhoramento do ensino superior na região Leste do país, formada pelas províncias da Lunda-Norte, da Lunda-Sul, do Moxico e do Moxico Leste.

Segundo autoridades locais, as novas instalações do Instituto Superior Politécnico da Universidade Luej A"Nkonde, na Lunda-Sul, são modernas, construídas numa área de 94.426 metros quadrados, com 58 salas de aulas, das quais uma de informática, apetrechada com 36 computadores, um auditório com capacidade para acolher 300 pessoas e uma biblioteca de 128 lugares.

As obras, que tiveram uma duração de 36 meses e um custo de cerca de 44 milhões de dólares norte-americanos, foram financiadas pela empresa pública de comercialização de diamantes Sodiam, no âmbito da sua responsabilidade social.

A última vez que o Presidente da República visitou a província da Lunda Sul foi em Março deste ano, quando inaugurou a Estrada Circular de Saurimo, com uma extensão de 39.260 quilómetros.

Com interligações às estradas nacionais 230 e 180, a infra-estrutura melhorou a fluidez do trânsito.

A Circular de Saurimo também integra o projecto de reabilitação da EN 230, iniciada em 2020 e dividida em 10 lotes de execução, com contratos firmados com base nos despachos presidenciais 229/19 e 105/20.

Entre as melhorias registadas, destaque para o alargamento da via para 11 metros, a construção e reabilitação de 13 pontes, a instalação de passeios e iluminação solar em áreas habitadas e um sistema de drenagem para garantir a durabilidade da estrada.