A província com mais casos nas últimas horas foi a do Kwanza Norte (73), seguindo-se as de Luanda e do Bengo (36 casa uma), a de Benguela (28) a de Malanje (8), a do Huambo (4), a do Icolo e Bengo (3) e a do Kwanza Sul (2).
Os cinco óbitos foram declarados no Kwanza Norte (2), em Luanda (1), em Benguela (1) e Kwanza Sul (1).
Segundo o Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas receberam alta 143 pessoas e actualmente, estão internadas.
Recorde-se que, segundo dados recolhidos em diversos estudos internacionais, com incidência nos países menos desenvolvidos, em média existem mais quatro doentes por cada um confirmado laboratorialmente.
A razão principal para esta disparidade é que as unidades de saúde nem sempre dispõem dos componentes básicos para a testagem e porque muitos dos casos são assintomáticos, embora estes portadores do vibrião colérico, agente responsável pela doença a continuem a transmitir na comunidade em que estão inseridos.
Água e alimentos infectados e mal higienizados são a principal causa na transmissão comunitária da cólera.
A vacina e a higiene são os métodos mais eficazes para combater a propagação desta doença, considerada globalmente como uma infecção do 3º mundo.
Contactos de Apoio: 111, 931061381, 923695482 e 934271674