A detenção dos estrangeiros, com idades compreendidas entre 41 e 42, ocorreu esta quinta-feira,12, no município de Milando, quando os comerciantes se encontravam no interior de uma residência.

De acordo com o chefe do gabinete de comunicação institucional e imprensa do SIC- Malanje, Augusto Barros André, no decurso da operação foram igualmente apreendidos um total de 273 mil kwanzas, presumivelmente resultantes das vendas.

Na acção policial foram ainda apreendidos os materiais que eram utilizados na actividade ilícita, tais como um máquina calculadora, um balança de pesagem de diamantes, um pinça de recolha e um lâmpada de triagem do minério.

Os estrangeiros detidos serão encaminhados para o juiz de garantias, onde vão responder pelo crime de posse ilícita de minerais estratégicos.

Este ano, é a segunda ocorrência desta natureza que as autoridades em Malanje registaram, tendo a primeira, conforme o Novo Jornal noticiou, ocorrido em Janeiro, no município de Caculama, onde foram apreendidos 14 mil diamantes em bruto, em posse de um angolano, que já está a prestar contas com a justiça.