Se Agostinho Neto vai ser outorgado na Classe de Honra, a mais alta Organizações da sociedade civil criticaram o Executivo por não ter levado em conta as sugestões para o enriquecimento da proposta do OGE 2026 na sede da auscultação pública realizada pelo Ministério das Finanças (MINFIN). Em resposta à inquietação das organizações cívicas, o MINFIN minimiza as acusações e sublinha que a explicação das auscultações feitas aos parceiros sociais se encontra em anexos ao portal da instituição.
A proposta do OGE para o exercício económico de 2026 já está na Assembleia Nacional (AN), com uma despesa total de 33 mil milhões de dólares, menos 1 bilião em relação ao deste ano (2025).
O contexto atual exige, cada vez mais, a participação dos parceiros sociais na divulgação do OGE, a fim de contribuir com sugestões para o estabelecimento de prioridades.
Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://reader.novavaga.co.ao/

